CTR (click-through rate) é a média de número de cliques por impressões, sendo o seu valor expressado em porcentagem. O CTR é um resultado obtido através da divisão do número de cliques recebidos (cliques sobre o link patrocinado) pelo número de exibições na listagem do site de busca (impressões, do inglês impressions).
É através deste índice que se mede o valor da palavra-chave que foi utilizada para encontrar seu site. Esta porcentagem poderá definir a importância do uso da palavra que mais se adequou ou tangenciou o anúncio publicado.
No CTR você poderá ter um valor alto de porcentagem, fruto de poucas impressões e muito clique, ou quase nenhuma impressão e pouco clique. O inverso disso é muitas impressões, mas poucos cliques, ou poucas impressões e pelo menos um clique. A CTR será sempre 0(zero) quando não houve clique (ou visita ao site). Para verificar a importância do CTR você também precisará tem saber o que é o CPC (Custo por clique).
O CPC é a quantia que você está disposto a pagar por um clique em seu anúncio [GOOGLE]. Assim você limita o custo do CPC para que seu orçamento se encaixe no valor definido. Geralmente você define o CPC por dia, então temos um exemplo:
Sua campanha poderá ser baseada nos custos do CPC.